Saiba o que considerar na manutenção do seu caminhão
O melhor amigo dos caminhoneiros na estrada com toda a certeza é o seu veículo de trabalho. Além de passar boa parte dentro dos caminhões, esses profissionais fazem de tudo para personalizá-los e mantê-los em dia. Dessa forma, saiba o que considerar na manutenção do seu caminhão.
Se você é “de longa data”, sabe o quão importante é realizar manutenções periódicas, mesmo se tudo aparentar estar bem. Até porque sabemos que alguns danos são silenciosos, e quando percebemos já é tarde demais.
As manutenções realizadas por profissionais especializados dão conta de conferir todos os aspectos do caminhão, desde a troca de um parafuso até a mudança de partes mais importantes, como é o caso dos motores.
Por isso também é tão importante contar com uma seguradora de veículos. Essas empresas —
como é o caso da AVEP — estão prontas para socorrer os caminhoneiros, até mesmo em situações desesperadoras e no meio das estradas brasileiras.
Quer descobrir o que considerar na próxima manutenção do seu veículo? Então você está no artigo correto! Continue a leitura até o final para descobrir ainda mais!
Antes de tudo, por que fazer uma manutenção periódica?
Sabemos que os caminhões possuem uma estrutura resistente e que estão prontos para aguentar grandes cargas e altos quilômetros de estrada.
No entanto, o uso frequente dos equipamentos industriais gera o desgaste natural de peças e componentes que, após certo tempo, podem apresentar defeitos. Este fenômeno é natural e está ligado à utilização do equipamento.
Para evitar esse tipo de problema, as manutenções são obrigatórias. Inclusive, caso os profissionais decidam pular essa etapa tão importante, podem ter pontos retirados da carteira ou até mesmo os caminhões apreendidos.
Um ponto muito importante:
não leve o seu caminhão para ser revisado por qualquer empresa/profissional. Por mais que o preço pareça atraente, tenha a certeza de que o veículo está na mão de pessoas competentes.
No momento, dê um check-in em alguns pontos, como: troca de filtros de óleo, parafusos e porcas, lubrificação, terminal e direção, condição do sistema elétrico, eixo traseiro, caixa de câmbio e sistema de transmissão.
O que considerar na manutenção preventiva do seu caminhão?
Para deixar tudo bem explicadinho, vamos separar essa seção em três tópicos: manutenção preventiva, manutenção corretiva e manutenção preditiva. Confira abaixo a diferença de cada uma.
Manutenção preventiva
Como o nome dá a entender, o objetivo desta manutenção é prevenir que algo aconteça. Dessa forma, o caminhão não precisa emitir algum sinal para levá-lo até uma oficina mecânica, por exemplo.
O ponto principal é acompanhar os impactos que a estrada pode causar no seu caminhão. Assim, a manutenção preventiva pode ser acompanhada de acordo com a sua rotina de trabalho ou com a rota pré-programada de viagem.
A manutenção preventiva pode olhar desde a regulagem para reduzir o desgaste de lona de freio ou já fazer a troca de um equipamento que pode ocasionar em falhas em um futuro próximo.
Manutenção corretiva
Essa manutenção acontece quando o caminhão já deu um sinal, ou até mesmo alguma peça parou de funcionar. O objetivo, então, é corrigir o problema e deixar o veículo novinho em folha.
No entanto, essa está longe de ser a melhor opção. Afinal, o ideal seria identificar essas correções antes mesmo delas aparecerem. E o motivo é importante: essa costuma ser a manutenção mais cara, principalmente porque a necessidade de trocar alguma peça é quase certeira.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva pode ser definida como o acompanhamento de medições e coletas de dados feitos em um intervalo frequente, com o objetivo de indicar as reais condições de equipamentos e instalações.
Como saber se o meu caminhão precisa de manutenção?
Como citado anteriormente, muitos dos problemas encontrados nos caminhões são invisíveis e se tornam perceptíveis quando o problema já está na fase grave. Por isso, colega de estrada, ficar de olho constante no seu melhor amigo é mais que necessário!
Veja alguns sinais de que o seu caminhão necessita de uma manutenção hoje mesmo!
Aspecto do óleo
O óleo do caminhão é importantíssimo para que as principais peças não percam sua funcionalidade e tenha o menor atrito possível. Dessa forma, é indispensável ficar de olho na sua coloração.
Caso você perceba que o óleo está com muitos resíduos, pode ser um alerta de atrito irregular com os ímãs do motor do veículo.
Barulhos na marcha do câmbio e freios
Qualquer barulho diferente localizado em um caminhão precisa ser investigado. Caso você perceba algum tipo de mudança ao manusear o câmbio ou até mesmo escute sons anormais ao trocar a marcha, o mais indicado é sempre procurar algum profissional.
Fumaça saindo do motor
Essa talvez seja a mais visível de todas, mas nem por isso menos preocupante. Os profissionais sempre acreditam que a fumaça pode ser do escapamento, o que inicialmente parece ser normal e sem a necessidade de manutenção.
Mas isso pode significar o mal uso de algumas peças. Outro fator a ficar de olho é a coloração. A fumaça azul, por exemplo, pode significar más condições térmicas do motor ou entrada de óleo desregulada.
Gostou de conferir um pouco mais sobre o que considerar na manutenção do seu caminhão? Aproveite a visita e faça uma simulação do seguro AVEP para proteção do seu veículo. Fique tranquilo, é 100% gratuita! Quer saber mais?
Basta clicar aqui!