Peso por eixo: saiba como é calculado
Muitos caminhoneiros sabem a dificuldade que é estar acima do peso por eixo. Quando isso acontece, situações inoportunas são resultadas. Em muitos casos, pode acontecer do veículo ser multado e a carga recolhida.
Mas, como calcular o peso por eixo ou até mesmo como saber se a sua carga excede o limite permitido? Também conhecido por Lei da Balança, é bem mais simples de calcular do que muitos imaginam. E esse artigo serve para deixar todo o assunto descomplicado.
Então se você quer saber o que é peso por eixo, quais danos podem causar para as estradas ou até mesmo como calculá-lo, basta continuar com a leitura até o final!
Antes de tudo, o que é o eixo do caminhão?
Antes de partirmos para a discussão central do artigo, é preciso saber um pouco mais sobre o eixo, peça tão importante no tópico.
O eixo é o nome dado à peça que conecta os pares de rodas do caminhão, uma do lado esquerdo e outra no direito, com a suspensão do veículo. Existem, então, três tipos de eixo:
- eixo simples: utilizado e indicado para transportes fracionados, leves e comuns para modelos de caminhões urbanos;
- eixos duplos: aqueles no qual a carroceria do caminhão é apoiada sobre dois eixos. É bastante comum em caminhão de roda dupla;
- eixos triplos: esse eixo é utilizado apenas em caminhão de roda dupla, que transportam mais de 25,5 toneladas.
Qual a importância do peso por eixo?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a peça eixo, é preciso saber porque é tão importante ficar atento ao peso por eixo.
Primeiramente, a maior preocupação é com o próprio caminhão. Quando você sabe o quanto de peso o veículo transportará,
você também saberá escolher o melhor eixo. Assim, o caminhão consegue distribuir a carga entre as rodas, fazendo com que a sua locomoção seja muito mais fluida.
Para somar, faz com que o transporte esteja dentro das diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro.
O segundo fator é que, quando um caminhão não possui o peso por eixo correto,
pode prejudicar as estradas brasileiras. Isso mesmo! Quando não há uma regulagem, o peso do caminhão é tão grande que pode causar deformidades nas estradas.
Além de estar prejudicando o próprio veículo, também faz com que a locomoção dos outros colegas de estrada seja dificultada. Ou seja, quando você sabe qual o peso por eixo do seu caminhão, está ajudando todo mundo!
Como saber a distribuição por eixo correta?
Bom, já deu para perceber que, com a variedade de eixos, cada caminhão possui uma distribuição distinta, não é mesmo? Para facilitar essa classificação, confira abaixo qual a distribuição correta para cada tipo de carga:
- Eixo isolado com dois pneus – 6 toneladas
- Eixo isolado com quatro pneus – 10 toneladas
- Conjunto de dois eixos direcionais com dois pneus cada – 12 toneladas
- Conjunto de dois eixos em tandem com quatro pneus por eixo – 17 toneladas
- Conjuntos de três eixos em tandem com quatro pneus por eixo – 25,5 toneladas
Tendo em mente essas configurações de eixo, agora vamos ver o que isso representa nos tipos mais comuns de caminhões:
Quais são as tolerâncias?
Para quem está na estrada e ultrapassa um pouco do peso permitido, existem algumas tolerâncias. No entanto, é preciso ressaltar que essas tolerâncias não devem ser desculpas para transportar mais do que deve.
De acordo com a
Resolução CONTRAN Nº526/2015, na fiscalização de peso dos veículos por balança rodoviária, passam a ser admitidas as seguintes tolerâncias:
I – 5% (cinco por cento) sobre os limites de pesos regulamentares para o peso bruto total (PBT) e peso bruto total combinado (PBTC);
II – 10% (dez por cento) sobre os limites de peso regulamentares por eixo de veículos transmitidos à superfície das vias públicas.
Qual a multa para quem ultrapassa o peso por eixo?
Como citado anteriormente, quem não fica atento ao peso por eixo correto e decide transportar além do que o veículo consegue, pode sofrer de multas.. Essas multas podem ser aplicadas por diferentes instituições, sendo:
- Rodovias Federais com pedágio: ANTT e PRF;
- Rodovias Federais sem pedágio: PRF;
- Rodovias Estaduais: DER e Polícias Rodoviárias Estaduais;
- Cidades: Secretaria de Transportes de cada prefeitura.
Já o valor pode variar de acordo com o tipo de infração, que vai desde a média, grave e gravíssima. Que fica assim:
- Excesso até 600kg (média): R$ 130,16
- Excesso entre 0,6t e 1t (grave): R$ 195,23
- Excesso acima de 1t (gravíssima): 293,47
No entanto, em casos especiais as multas podem ultrapassar de mil reais.
A multa geralmente vai para quem o governo entende que desrespeitou a lei deliberadamente, ou seja, quem de fato usou o sobrepeso. Assim, ela pode ser aplicada no próprio caminhoneiro ou na empresa responsável pela carga (caso o profissional não seja autônomo.
Conclusão
Após saber um pouco mais sobre o cálculo do peso por eixo, ficou bem claro que ultrapassar o limite permitido é prejudicial para o caminhoneiro, para as estradas e para o bolso. Por isso, antes de sair com um novo transporte, verifique o peso levado.
Caso você não seja um profissional autônomo, avise a empresa responsável que levar a carga pode ser prejudicial para a companhia.
Gostou de conferir um pouco mais sobre o cálculo do peso por eixo? Aproveite a visita e faça uma simulação do seguro AVEP para proteção do seu veículo. Fique tranquilo, é 100% gratuita! Quer saber mais?
Basta clicar aqui!