Peso por eixo: saiba como é calculado

Juliano Loureiro • 30 de agosto de 2021

Muitos caminhoneiros sabem a dificuldade que é estar acima do peso por eixo. Quando isso acontece, situações inoportunas são resultadas. Em muitos casos, pode acontecer do veículo ser multado e a carga recolhida.


Mas, como calcular o peso por eixo ou até mesmo como saber se a sua carga excede o limite permitido? Também conhecido por Lei da Balança, é bem mais simples de calcular do que muitos imaginam. E esse artigo serve para deixar todo o assunto descomplicado.


Então se você quer saber o que é peso por eixo, quais danos podem causar para as estradas ou até mesmo como calculá-lo, basta continuar com a leitura até o final!

Antes de tudo, o que é o eixo do caminhão?

Antes de partirmos para a discussão central do artigo, é preciso saber um pouco mais sobre o eixo, peça tão importante no tópico.


O eixo é o nome dado à peça que conecta os pares de rodas do caminhão, uma do lado esquerdo e outra no direito, com a suspensão do veículo. Existem, então, três tipos de eixo:


  • eixo simples: utilizado e indicado para transportes fracionados, leves e comuns para modelos de caminhões urbanos;
  • eixos duplos: aqueles no qual a carroceria do caminhão é apoiada sobre dois eixos. É bastante comum em caminhão de roda dupla;
  • eixos triplos: esse eixo é utilizado apenas em caminhão de roda dupla, que transportam mais de 25,5 toneladas.

Qual a importância do peso por eixo?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a peça eixo, é preciso saber porque é tão importante ficar atento ao peso por eixo.


Primeiramente, a maior preocupação é com o próprio caminhão. Quando você sabe o quanto de peso o veículo transportará,
você também saberá escolher o melhor eixo. Assim, o caminhão consegue distribuir a carga entre as rodas, fazendo com que a sua locomoção seja muito mais fluida.


Para somar, faz com que o transporte esteja dentro das diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro.


O segundo fator é que, quando um caminhão não possui o peso por eixo correto,
pode prejudicar as estradas brasileiras. Isso mesmo! Quando não há uma regulagem, o peso do caminhão é tão grande que pode causar deformidades nas estradas.


Além de estar prejudicando o próprio veículo, também faz com que a locomoção dos outros colegas de estrada seja dificultada. Ou seja, quando você sabe qual o peso por eixo do seu caminhão, está ajudando todo mundo!

Como saber a distribuição por eixo correta?

Bom, já deu para perceber que, com a variedade de eixos, cada caminhão possui uma distribuição distinta, não é mesmo? Para facilitar essa classificação, confira abaixo qual a distribuição correta para cada tipo de carga:


  • Eixo isolado com dois pneus – 6 toneladas
  • Eixo isolado com quatro pneus – 10 toneladas
  • Conjunto de dois eixos direcionais com dois pneus cada – 12 toneladas
  • Conjunto de dois eixos em tandem com quatro pneus por eixo – 17 toneladas
  • Conjuntos de três eixos em tandem com quatro pneus por eixo – 25,5 toneladas


Tendo em mente essas configurações de eixo, agora vamos ver o que isso representa nos tipos mais comuns de caminhões:

Quais são as tolerâncias?

Para quem está na estrada e ultrapassa um pouco do peso permitido, existem algumas tolerâncias. No entanto, é preciso ressaltar que essas tolerâncias não devem ser desculpas para transportar mais do que deve.


De acordo com a
Resolução CONTRAN Nº526/2015, na fiscalização de peso dos veículos por balança rodoviária, passam a ser admitidas as seguintes tolerâncias:


I – 5% (cinco por cento) sobre os limites de pesos regulamentares para o peso bruto total (PBT) e peso bruto total combinado (PBTC);

II – 10% (dez por cento) sobre os limites de peso regulamentares por eixo de veículos transmitidos à superfície das vias públicas.

Qual a multa para quem ultrapassa o peso por eixo?

Como citado anteriormente, quem não fica atento ao peso por eixo correto e decide transportar além do que o veículo consegue, pode sofrer de multas.. Essas multas podem ser aplicadas por diferentes instituições, sendo:


  • Rodovias Federais com pedágio: ANTT e PRF;
  • Rodovias Federais sem pedágio: PRF;
  • Rodovias Estaduais: DER e Polícias Rodoviárias Estaduais;
  • Cidades: Secretaria de Transportes de cada prefeitura.


Já o valor pode variar de acordo com o tipo de infração, que vai desde a média, grave e gravíssima. Que fica assim:


  • Excesso até 600kg (média): R$ 130,16
  • Excesso entre 0,6t e 1t (grave): R$ 195,23
  • Excesso acima de 1t (gravíssima): 293,47


No entanto, em casos especiais as multas podem ultrapassar de mil reais.


A multa geralmente vai para quem o governo entende que desrespeitou a lei deliberadamente, ou seja, quem de fato usou o sobrepeso. Assim, ela pode ser aplicada no próprio caminhoneiro ou na empresa responsável pela carga (caso o profissional não seja autônomo.

Conclusão

Após saber um pouco mais sobre o cálculo do peso por eixo, ficou bem claro que ultrapassar o limite permitido é prejudicial para o caminhoneiro, para as estradas e para o bolso. Por isso, antes de sair com um novo transporte, verifique o peso levado.


Caso você não seja um profissional autônomo, avise a empresa responsável que levar a carga pode ser prejudicial para a companhia.


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