Segredos para Condução Segura em Dias de Chuva
Final de ano é sinônimo de festas, férias, viagens e…. chuva!
Precisamos concordar que, na temperatura atual do nosso Brasil, não dá pra negar que a chuva é mais que do bem-vinda. Porém, para quem vai pegar estrada ou até mesmo andar na cidade, as estações chuvosas são motivo de medo para grande parte das pessoas: a insegurança com o veículo aumenta, a visibilidade fica comprometida e o número de acidentes aumenta.
Lidar com a imprevisibilidade das chuvas exige não apenas habilidade ao volante, mas também a consciência de que existem cuidados que devem ser tomados para preservar a segurança de todos.
Neste artigo, vamos abordar 5 cuidados que farão toda a diferença para quem se deparar com a chuva, seja na estrada ou na cidade. Separe o papel e caneta e vamos às nossas dicas:
1. Alta velocidade? Nem pensar!
Pense comigo: a água na pista reduz a aderência dos pneus, aumentando significativamente o risco de aquaplanagem.
Por isso, a primeira dica é simples, mas nem todos se atentam para ela. Evitar altas velocidades é um dos principais cuidados quando falamos de falta de visibilidade e rua/estrada molhada.
Além desses pontos, quando andamos em uma velocidade reduzida, o controle sobre o veículo se torna maior, reduzindo as chances de acidentes e aumentando uma resposta mais eficaz a situações imprevistas.
2. Faça a manutenção preventiva
Imagine andar na chuva com o pneu careca, as pastilhas de freio desgastadas e o sistema de iluminação do veículo comprometido?
Junte isso aos riscos naturais de uma tempestade e temos a fórmula perfeita para aumentar os riscos de acidentes.
Antes de pegar estrada, faça uma revisão completa para verificar o estado dos pneus, freios, suspensão e faróis, além de outros itens que fazem toda a diferença na segurança do seu veículo.
3. Evite frenagens bruscas
Nada testa a eficácia dos freios como uma pista molhada!
A água na superfície da estrada aumenta a distância de frenagem e torna as frenagens bruscas um convite indesejado ao deslize. Em períodos de chuvas, a regra é evitar frenagens abruptas.
Em outras palavras, use o freio gradualmente e com antecedência para que eles respondam de uma forma muito mais eficaz, reduzindo o risco de aquaplanagem.
Lembre-se também de manter uma distância segura dos veículos à frente, combinado? Nada de andar colado!
4. Mantenha as palhetas do para-brisa em bom estado
A visibilidade é algo que influencia (e muito) em condições de chuva intensa.
E se as palhetas de para-brisa estão desgastadas, elas podem comprometer a eficácia na remoção da água, resultando em visão prejudicada.
Por esse motivo, você deve substituir as palhetas regularmente e manter o reservatório de água do limpador abastecido para garantir uma visibilidade clara, contribuindo para a segurança durante as chuvas.
5. Faça chuva ou faça sol: mantenha a proteção do seu veículo em dia com a AVEP Brasil
Não adianta nada seguir todas as dicas anteriores se você não tem uma proteção veicular para todos os momentos. Imagine o trabalho que é lidar com um pneu furado ou colisão no meio de uma tempestade e não ter disponível nenhuma assistência no momento que você mais precisa?
A AVEP Brasil está ao lado dos associados em todos os momentos, oferecendo serviços que vão desde a cobertura em casos de colisões, furtos e roubos, destombamento até assistência 24 horas.
Bom, se você ainda não é um associado, sabe dos riscos que está correndo. Por isso, antes de pegar estrada para curtir o final de ano, garanta a proteção do seu veículo, e a sua tranquilidade, com a associação pioneira no mercado de proteção veicular.
Para conhecer todos os benefícios, clique
AQUI
e entre em contato com a nossa equipe.