Quais são as melhores vans para transporte de cargas?
No mercado nacional existem diversas opções de vans de carga. Quem é leigo pode até achar que existam apenas um ou dois modelos, mas a verdade é que este mercado é concorrido e com boas opções para quem pretende comprar uma van para transportar carga.
No texto de hoje, mostraremos para você quais são as principais opções para compra aqui no Brasil. Ficou curioso para saber quais são? Me acompanhe nas próximas linhas.
1º Mercedes-Benz Sprinter

A Sprinter é a van mais popular do Brasil. Assim como a Ducato, possui diversas versões e configurações, sendo mais de 20 configurações diferentes nas carrocerias Chassi, Chassi Street, Furgão, Furgão Street e Van. A Sprinter Furgão, nome dado à versão de carga, possui três versões e todas as configurações do Sprinter 2022 são equipadas com motor 2.2 litros turbodiesel, sempre com transmissão manual de seis velocidades. A potência e o torque da unidade variam de acordo com a variante (314, 416 ou 516).
Completando 20 anos de Brasil, a van Mercedes-Benz Sprinter ganhou uma edição especial comemorativa com apenas 20 exemplares, que já foram vendidos. Na época, ela substituiu também o comercial leve anterior, o MB190.
2º Renaut Master Furgão L1H1

Equipado com a nova geração do MOTOR dCi 2.3L Turbo, que entrega 136cv, a Master é até 24% mais econômica, de acordo com a própria Renaut. Dos concorrentes, é a van mais simples em equipamentos, porém, possui grande capacidade de carga.
Além disso, novos itens de segurança foram adicionados em relação à versão anterior, como controle adaptativo de carga, controle de estabilidade e tração e muito mais.
3º Fiat Ducato Cargo

A Ducato é a van mais popular do Brasil, junto com a Sprinter. Também é a opção no mercado que mais oferece configurações. Pode-se comprar apenas a versão Chassi ou então a versão executiva. Sem contar as opções de carga.
Todas as Ducato Cargo possuem o Motor 2.3 Multijet de 130 cv, que foi desenhado para entregar o máximo em rendimento, economia, potência, atrelado a um baixo custo de manutenção e menos ruídos. Além disso, o novo sistema de suspensão do Fiat Ducato foi desenvolvido para aproveitar 100% das cargas máximas por eixo, melhorar a altura do solo à plataforma de cargas, além de reduzir o desgastes dos pneus.
4º Citroën Jumpy

O Jumpy possui motor 1.6 Diesel BlueHDi de 115 cv e câmbio mecânico de 6 velocidades: torque de 300 Nm a 1.750 rpm. Curiosamente, é o mesmo motoro que equipa o Peugeot Expert. Inclusive, os dois veículos são bastante similares.
Um grande diferencial em relação aos concorrentes é o fato do Jumpy possuir uma versão elétrica, que tem as mesmas características do Peugeot Expert, com autonomia de 330 km e podendo ter uma recarga de 80% em até 45 minutos, além de seu design marcante, o Novo Citroën Ë-JUMPY é sinônimo de sustentabilidade, agilidade e maior economia nas pistas.
5º Peugeot Expert

O Peugeot Expert, que compartilha diversas características com o Citroëm Jumpy, já que ambas as fabricantes pertencem ao mesmo grupo, o PSA, está disponível tanto na versão a combustão quanto na versão elétrica, tendo como principal objetivo unir qualidade e tecnologia - sem abrir mão do conforto.
A versão à combustão possui sob o capô está o motor 1.6 turbodiesel de 115 cv, com transmissão manual de seis marchas. Ele usa a mesma plataforma modular EMP2 do SUV médio 3008, com espaço para três passageiros e capacidade de carga para até 1.500 kg.
Já a versão elétrica é equipada com um motor elétrico de de 100 kW, potência de 136 cv e torque de 260 Nm. Possui autonomia de 330 km,
Bônus: Mercedes-Benz Vito

A Mercedes-Benz oferece o Vito como uma opção com dimensões menores que o Sprinter, ideal para o uso urbano e mais versátil para acessar locais apertados. O veículo possui apenas uma versão, equipada com um motor turbo diesel, 114 cv, câmbio manual de 6 marchas, tração dianteira e PBT de 3.050 kg.
O Vito possui diversos itens de segurança e tecnologia de série, como controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, monitor de fadiga, freios a disco nas quatro rodas e assistente de vento lateral, que atua nos freios amenizando o efeito dos ventos laterais e ajudando a manter o veículo na trajetória.
Itens de conforto, comuns em veículos de passeio, também estão presentes no Vito, como vidros elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade e rádio com entrada USB e bluetooth. O ar-condicionado é opcional.
Apesar de ser uma ótima opção para o uso urbano, de acordo com o site oficial da Mercedes-Benz, o Vito está temporariamente fora de comercialização.
Gostou de conhecer as opções de vans de carga disponíveis no nosso mercado? Saiba que a AVEP oferece proteção para vans de carga. Conheça os modelos que protegemos e faça uma simulação!