Cuidados ao contratar um frete de carga
A contratação de um frete de carga deve ser feito com cuidado para não cair em armadinhas. Roubos de carga, golpes financeiro e diversos outros crimes são cometidos por quadrilhas especializadas e muitas das vezes o caminhoneiro autônomo fica no prejuízo.
Para ajudar a evitar este tipo de situação, decidimos escrever este texto com 4 dicas de cuidados para a contratação segura de fretes de carga. Se você se interessa pelo assunto, nos acompanhe nas próximas linhas e boa leitura.
1 - Faça um bom orçamento prévio
O primeira parte para a realização de um frete seguro e ter plena consciência de quem está sendo contratado. Além da cotação de preço, procure saber qual a reputação da empresa, quais serviços ela já prestou ou se algum amigo seu de estrada já fez serviço com tal empresa. Verifique também o valor que está sendo cobrado e se este estiver muito fora do praticado no mercado, desconfie.
Para auxiliar na precificação, baixe a nossa calculadora de frete clicando AQUI. Ela ajudará na contratação de um frete confiável e com preço justo.
2 - Utilize plataformas de confiança
Atualmente existem diversas plataformas on-line para a contratação de serviços de transporte de carga. E essas plataformas, geralmente, contém informações precisas sobre o solicitante. É possível avaliar e fazer relatos sobre a sua experiência com determinada empresa ou produto transportado.
Recentemente, aqui no blog da AVEP, escrevemos um artigo que lista os 4 principais aplicativos on-line para transporte de carga. Para saber quais são, basta clicar AQUI.
3 - Saiba o que está sendo transportado
É muito importante que o transportador entenda qual carga está sendo levada no seu caminhão. Cada tipo de carga envolve tributos e cuidados específicos e em uma blitz, por exemplo, o transportador pode ter problemas caso a carga não esteja acondicionada ou legalizada devidamente.
Analisar as condições das estradas X carga transportada também pode ser uma boa dica, para que a viagem seja feita da forma mais tranquila possível. E, dependendo do produto que está sendo transportado, a contratação de um seguro é fundamental para proteger as partes envolvidas. Afinal, infelizmente o Brasil é um dos principais países quando o assunto é roubo de cargas.
4 - Assine um bom contrato
O contrato de transporte de carga deve deixar muito claro quais são as responsabilidades das partes envolvidas e que em caso de descumprimento penalidades podem ser aplicadas. O contrato deve ser bom para ambas as partes, para todos fiquem resguardados de possíveis problemas.
Contratos genéricos, com informações comuns e sem informações cruciais como o endereço exato da entrega, devem ter um maior cuidado. Além da boa pesquisa de qual empresa está contratando o frete, como falado no tópico 1, um bom contrato ajuda a resguardar a segurança do transportador. Com o contrato assinado, avise colegas de estrada sobre a rota que você fará e qual o local de destino final com a previsão de chegada. Mesmo com todos os cuidados, caso ocorra algum imprevisto, pessoas próximas saberão da sua situação.
Considerações finais
No texto de hoje você conferiu a importância de adotar cuidados na hora de contratar transporte de carga, para evitar problemas, constrangimentos e até um possível roubo da carga. A mensagem final é que todo cuidado é pouco. Por mais que você queira fugir das burocracias, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença.
Se você gostou deste texto, não deixe de nos acompanhar aqui no blog e até o próximo texto!