Conheça 5 exercícios ideais para manter a saúde do caminhoneiro
Ser caminhoneiro não é nada fácil: passar longas horas sentado atrás do volante, enfrentando o stress diário do trânsito das estradas e das cidades brasileiras acaba cobrando seu preço na saúde. Por isso, os exercícios físicos para caminhoneiro são tão importantes.
A posição de dirigir e o esforço que às vezes é necessário para ajudar em uma carga e descarga, por exemplo, podem trazer dores e problemas diversos se o caminhoneiro não tiver um certo preparo físico. Portanto, é preciso se exercitar!
5 exercícios físicos para caminhoneiro
A gente sabe que, com a correria do dia a dia do caminhoneiro, não sobra muito tempo para cuidar da saúde do corpo. Dessa forma, selecionamos 5 exercícios que você pode praticar enquanto viaja, sem se preocupar com perder tempo na sua viagem. Vamos lá?
1. Alongamento
O alongamento, na verdade, é um pré-exercício, mas é muito importante para o caminhoneiro que passa muito tempo na mesma posição ou fazendo movimentos extremamente repetitivos.
Tente trabalhar os membros mais cobrados na direção: para alongar as pernas, utilize as rodas do caminhão, que têm a altura certa para um bom alongamento. Já para os braços, utilize as quinas da caçamba ou da carreta. Também faça o alongamento do pescoço, que pode ser realizado dentro da cabine mesmo.
2. Corrida
A corrida é muito boa para melhorar a respiração, além de acelerar os batimentos cardíacos, diminuindo o colesterol e o peso. Para praticar esse exercício, basta ter um par de tênis confortáveis.
Portanto, aproveite suas paradas para dar uma corridinha. Comece aos poucos e vá testando seus limites até achar uma distância boa para praticá-la. A corrida também ajuda no sono.
3. Pular corda
Não conhece muito bem suas paradas e fica um pouco desconfortável praticando corrida nesses lugares? Não tem problema, tem um exercício que você pode fazer ao lado do caminhão, sem sair do lugar: pular corda.
Esse exercício queima muitas calorias e fortalece os músculos das pernas, muito utilizados pelos caminhoneiros durante o trabalho. Ele também melhora a coordenação motora, basta ter uma corda e começar a praticar.
4. Abdominais
Pouca gente sabe, mas muitos casos de dores nas costas (especialmente quando se está dirigindo) são causados pela musculatura abdominal enfraquecida. É ela a responsável por manter o equilíbrio do corpo, portanto, você precisa cuidar disso.
Tenha consigo sempre um colchonete para fazer os abdominais. Eles podem ser feitos antes de começar o dia e o ideal são pelo menos 3 séries de 50 abdominais. Se não conseguir, tudo bem, comece aos poucos até chegar lá.
5. Elásticos
Com um pouco de criatividade, é possível utilizar elásticos especiais para exercícios (que são vendidos em lojas de esporte) para transformar a cabine do caminhão na sua academia particular sobre rodas.
Prenda-os em pontos superiores e inferiores da cabine. Os superiores podem ser utilizados para fortalecer músculos como o bíceps, o tríceps e também o peito. Já os inferiores podem fortalecer os músculos da perna e joelho.
Gostou das nossas dicas de exercícios físicos para caminhoneiros? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de muito mais dicas como essas!